domingo, 26 de outubro de 2014

DAS COISAS MAIS TRISTES

Ao fim de dois anos a viver em Inglaterra, vou-me apercebendo que o meu português se está a tornar pobre e fraco. Dou por mim a dar erros gramaticais nunca antes cometidos; a pensar 3 vezes se se escreve com "c" ou "ss"; se uma certa palavra leva acento ou "c" antes do "t"; dou por mim a não encontrar palavras no meu vocabulário para me exprimir correctamente; a misturar palavras inglesas com expressões portuguesas e isso deixa-me absolutamente deprimida. 
Sempre adorei a nossa língua, sempre tive facilidade na escrita e imaginação para textos mas agora vejo-me de mãos atadas, vejo-me repetitiva nas palavras que digo e que escrevo porque simplesmente não me consigo lembrar de outras.
Parte-me o coração saber que já nem a minha própria língua materna consigo falar correctamente. É das coisas mais tristes. 

4 comentários:

  1. Estou a seis e já me sinto tantas vezes a pensar em primeiro lugar em Ingles...

    ResponderEliminar
  2. Estou em Londres desde 2006 e desculpem-me mas vejo isso como um sinal de provincianismo ou tacanhez...basta lerem em PT e falarem regularmente c familiares ou amigos. Misturar expressões é engraçado , e o cérebro não vai deixar de pregar partidas mas sintaxe ou gramática não há explicação!

    ResponderEliminar
  3. Estou em Londres desde 2006 e desculpem-me mas vejo isso como um sinal de provincianismo ou tacanhez...basta lerem em PT e falarem regularmente c familiares ou amigos. Misturar expressões é engraçado , e o cérebro não vai deixar de pregar partidas mas sintaxe ou gramática não há explicação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obviamente que nem toda a gente 'e igual e processa a informacao da mesma maneira. Se para si nao 'e problema, ainda bem! tudo de bom :)

      Eliminar