quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

COMO FAZER COM QUE A TUA DIETA RESULTE

Sabem aquelas dietas em que tens que te restringir de tudo e tens que contar cada caloria ingerida? Ou então aquelas dietas milagrosas em que dizes que bebes um batido e perdes 15kg numa semana? Pois bem, essas dietas muito dificilmente resultam. Ou acabamos por desistir e voltar aos velhos hábitos alimentares ou passamos a vida a sonhar com croissants de chocolate e nunca estamos consoladas ou simplesmente não obtemos os resultados desejados.
Aqui ficam as minhas dicas para que a vossa dieta resulte:

1. Ir com calma! Mentalizem se que nao há milagres e que nao se pode perder 12kg numa semana. Para além de ser altamente improvável, não é saudável. Perder mais do que 2kg por semana, depois da segunda semana de dieta, significa muito provavelmente que estão a perder massa muscular. (salvo raras excepções)

2. Comer sempre o pequeno-almoço. Começar o dia sem comer ou beber simplesmente café ou leite não é uma boa opção. Passamos imensas horas sem comer durante o sono e como estamos em jejum, a primeira coisa que comermos será imediatamente absorvida pelo organismo. Por isso se são daquelas pessoas que começam o dia sem comer e depois almoçam, esqueçam! não há nada pior! O melhor mesmo é acordar e beber um batido verde e de seguida comer um bom pequeno-almoço que inclua proteína e hidratos de carbono saudáveis.

3. Mudar gradualmente os hábitos alimentares. Cortar radicalmente em tudo o que seja mau para o organismo e ao que estamos habituados faz-nos desistir mais rapidamente. A ideia é começar por retirar da nossa alimentação pequenas coisas dispensáveis ou substitui-las por outras. Por exemplo, deixar de beber refrigerantes e sumos e beber só agua. Trocar iogurtes cheios de chocolate e açúcar por iogurtes naturais. Trocar bolachas por sementes e nozes.

4. Comer regularmente. Se pensam que comer uma maça ao almoço e uma sopa ao jantar é saudável e vos faz emagrecer, desenganem-se. Uma boa dieta exige pelo menos 5 refeições diárias: pequeno-almoço, lanche da amanha, almoço, lanche da tarde e jantar. Mas o ideal é comer a cada 3 horas, mas claro, poucas quantidades e os alimentos certos.

5. Comer de tudo. Restringir a nossa dieta só a vegetais e frutas não é saudável. O nosso organismo precisa de proteína, hidratos de carbono, açúcar, gordura e muitos outros nutrientes que só os vegetais e frutas não conseguem dar.

6. Evitar comidas processadas. Qualquer alimento que seja processado ou modificado, seja de que maneira for, está a perder nutrientes. Por isso evitem qualquer alimento que seja altamente processado e dêem preferência a produtos naturais. Bolachas, refeições prontas, molhos, conservas, pão, batatas fritas são coisas a evitar. Para alem de terem excesso de sal e açucares, contem substancias cancerígenas e outras prejudiciais a saúde.

7. Fazer exercício físico. Por mais perfeita que a nossa dieta seja, de nada nos vale se não nos mexermos. O exercício físico é essencial para aumentar a massa muscular, ganhar força e agilidade.




Obviamente que isto é só a minha opinião pessoal e que resultou comigo, nao significa, portanto, que funcione com toda a gente. Mas em geral, penso que estas 'regras' se aplicam a toda a gente. Espero que tenha sido útil!



Sem comentários:

Enviar um comentário