segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

CANTAR OS REIS

Quando era pequena, na minha zona, havia a tradição de cantar os Reis. Grupos de amigos juntavam-se e corriam a freguesia a cantar as janeiras. Delirava nesses dias. Acha imensa piada ouvir aquelas quadras cujo significado desconhecia. E toda a gente, em geral, gostava dessa altura do ano. As pessoas ficavam a espera que os grupos chegassem e davam sempre em troca doces ou dinheiro. Imaginava sempre que um dia, seria eu que, com os meus amigos, correria de porta em porta anunciando o nascimento do menino e a chegada dos Reis magos. Bom, esse dia nunca chegou. Os anos passaram e cada vez se via menos gente a cantar os Reis. Quando chegou a minha altura as reisadas já eram coisa do antigamente. Hoje em dia ninguém canta por cá os Reis. Ainda se comenta coisas como 'ah esta é altura de cantar os reis' 'sera que vai vir alguém?' mas ninguém vem. Tenho pena, porque, apesar de achar aquelas quadras uma treta, era uma tradição bonita que juntava amigos e famílias.
Contudo, a minha família gosta sempre de celebrar as janeiras. Jantamos todos juntos e depois há sempre alguém que canta dois ou três versos sobre os Reis. Este ano não foi diferente. E apesar de já não haver a tradição, é sempre bom ter a família reunida.  





Sem comentários:

Enviar um comentário