terça-feira, 14 de abril de 2015

EVERYTHING BUT PORTUGUESE

La no trabalho toda a gente acha que sou tudo menos portuguesa. Ja me perguntaram se era italiana, alema, albanesa, romena, bulgara, checa e principalmente polaca. Dizem que 'e o cabelo, o nome, as feições, tudo lhes dá um motivo para achar que sou de todas essas nacionalidades e mais algumas. Quanto digo que sou portuguesa ainda dizem "tens a certeza? as raparigas portuguesas sao morenas e de cabelo castanho", nao, tem razão, agora que falas nisso se calhar nao sou portuguesa e sou chinesa mas nunca me tinha apercebido. 
Como na zona onde trabalho 'e uma zona habitada maioritariamente por polacos, ha clientes que chegam a loja e já nem se dão ao trabalho falar em ingles, 'e a desbobinar polaco ali a minha frente e eu fico parva a olhar para eles. Alguns ainda continuam mesmo depois de eu repetir em alto e bom som "excuse me? sorry but i dont understand what you're saying". Então há umas dias atrás houve uma cliente que ficou tão indignada por eu nao lhe responder em polaco que foi reclamar a minha supervisora (que 'e polaca) que achava uma falta de educação eu nao responder em polaco, se ambas éramos polacas. Quando a minha supervisora explicou que eu era portuguesa, a senhora, muito chateada ainda afirmou "como 'e que 'e possível? ela tem nome polaco e parece polaca, tens a certeza?". Mas porra porque que toda a gente tem que fazer suposições sobre a minha nacionalidade, origem e nome? acho absolutamente rude questionarem o que eu digo e ainda para mais, se estamos num pais inglês porque raio vão a uma loja falar polaco? santa paciencia

Sem comentários:

Enviar um comentário